Colorida, doce e nutritiva — a manga é um escudo tropical contra inflamações, fadiga e baixa imunidade.
Poucas frutas representam tanto o verão quanto a manga. Além do sabor inconfundível, ela é uma das mais ricas fontes de vitamina C, A e antioxidantes naturais, que reforçam as defesas do organismo e protegem as células contra o envelhecimento precoce.
A manga contém altos níveis de vitamina C e betacaroteno, que estimulam a produção de glóbulos brancos, fundamentais para o sistema imunológico. Essa combinação ajuda o corpo a reagir mais rapidamente contra vírus, bactérias e inflamações.
Com uma boa dose de fibras e enzimas digestivas, a manga facilita o trânsito intestinal e previne a constipação. As enzimas amilases da fruta quebram os carboidratos em açúcares mais simples, ajudando o corpo a absorver melhor os nutrientes.
A alta concentração de vitamina A contribui para a regeneração da pele e dos fios. Os antioxidantes da manga combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pela perda de colágeno.
O teor equilibrado de fibras, potássio e magnésio auxilia na regulação da pressão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o consumo regular de manga ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).
Embora seja saudável, a manga é naturalmente rica em açúcares. Pessoas com diabetes devem consumi-la com moderação, preferindo as versões menos maduras e em pequenas porções ao longo do dia.
No próximo conteúdo da TV Saúde:
“Abacate: a gordura boa que protege o coração e alimenta o cérebro.”
Descubra como o abacate pode ajudar a equilibrar o colesterol, fortalecer o sistema nervoso e ser um verdadeiro aliado da longevidade.